O termo significa Controle de Carga e Trânsito para transporte aéreo. Na Innovare, temos muitos anos de experiência como especialistas em logística integrada, interlocutores com anuentes e desembaraço aduaneiro. Portanto, descreveremos com mais detalhes como o CCT Aéreo desempenha um papel no transporte.

O que é o CCT Aéreo? 

O CCT é o sistema de controle de cargas e transportes da Receita Federal, desenvolvido pelo SERPRO, que integrará as informações de voo e manifesto de carga no processo de importação aérea. Um Air CCT pode ser definido como um conjunto de módulos usados ​​para controlar cargas e/ou movimentações durante a importação e exportação.

Principais funcionalidades do módulo CCT Aéreo

Segundo a LTECH, o Air CCT possui dois importantes modelos de interação. Por isso, os profissionais de logística precisam entender ambos.

Será utilizado um modelo para integração entre sistemas sem intervenção humana, também conhecida como API. Nesta maquete, há perfis de transportadoras aéreas, funcionalidade para exibir itinerários e cargas. Para agentes de carga, existem funções que exibem casas e vinculam ao MAWB correspondente. No perfil do custodiante é possível consultar viagens e dados, cadastrar dados de recebimentos e consultar se concedidos, consultar bloqueios e cadastrar entregas ordinárias e intermediárias. 

Outra modalidade será interagindo diretamente na tela onde você também poderá visualizar alerta relacionados ao seu perfil e cargas que segue.

O novo modelo emitirá notificações às entidades que participam de um determinado processo de carregamento e orientará se ele requer uma ação sua ou simplesmente atualiza o status do carregamento.

Mudanças ocasionadas pelo Novo Processo de Importação

Muitas mudanças serão ocasionadas pelo Novo Processo de Importação. Agora, quem notificará a casa será o despachante, enquanto a companhia aérea se limitará a notificar o itinerário e o comandante. Essa atividade se dá apenas por meio da integração system-to-system (API); por isso, é importante que os agentes de carga busquem se adequar a essa nova realidade, pois não há telas para inserção manual de dados, conforme realizado no MANTRA.

A abundância de informações fornecidas no conhecimento de embarque, por meio da integração, eliminará uma série de problemas como erros de digitação, visualização dos dados da carga com antecedência, inclusive do consignatário e do responsável pelo CNPJ.

A importância do CCT Aéreo no meio logístico

Quanto à importância do CCT aéreo no ambiente logístico, ele terá a mesma utilidade que o MANTRA tem hoje no processo de importação de cargas aéreas. Ou seja, o processo de manifestação, recebimento e entrega de mercadorias deve ser mantido.

Primeiro, o CCT Aéreo será usado exclusivamente em voos regulares. Os não regulares, pelo menos por enquanto, seguem o processo do MANTRA.

Para facilitar o trabalho diário dos despachantes aduaneiros, a Innovare oferece um sistema que centraliza as informações e automatiza as atividades. Agende uma demonstração e veja como funciona na prática!

×