Para falar sobre as tendências logísticas em 2023, vamos considerar os eventos mais relevantes do mercado em 2022 e seus desdobramentos. De fato, 2022 é o ano da recuperação na era pós-epidêmica. Mesmo assim, ainda enfrentamos desafios como a guerra na Ucrânia e a inflação.

Com todos esses fatores em mente, definimos o que esperar para o próximo ano. Verifique!

  1. Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes estão na blockchain, e outra tendência é seu uso nas relações entre empresas e operadoras. É um dispositivo para conduzir transações computadorizadas pré-programadas. Quando uma condição é atendida, outra condição automaticamente vinculada a ela também é executada.

No campo da logística, um exemplo de aplicação desses contratos é o pagamento de serviços prestados por transportadoras. Os pagamentos serão feitos automaticamente quando as condições do contrato forem atendidas.

Esse tipo de contrato traz maior transparência ao relacionamento, além de garantir que ambas as partes envolvidas cumpram o combinado.

  1. Logística sustentável
Estamos em uma era em que a influência de marketing das marcas precisa transcender. As empresas que se destacam diante da intensa concorrência são aquelas que se preocupam com a pegada que deixam no mundo. 

A logística sustentável foi projetada para atender exatamente a isso. Mas o que isso tem a ver com as tendências logísticasdigital? tudo! É essa tecnologia que monitora dados e métricas para tornar as operações mais sustentáveis. Com a tecnologia certa, você pode:

  • Medir com precisão o consumo de combustível;
  • Acompanhar o programa de manutenção preventiva do veículo;
  • Calcular sua pegada de carbono.

E com base nesses e em outros dados obtidos, as empresas podem desenvolver estratégias para melhorar seu desempenho nessa área.

  1. Agenciamento de Cargas

Quando se trata do transporte de mercadorias no território internacional, seja ele de importação ou de exportação, é preciso tomar muito mais cuidado, pois cada embarque é único, de modo que qualquer erro pode desencadear em atrasos, multas, tarifas e custos extras que, no geral, trazem grandes prejuízos à empresa. Além disso, deslocamentos internacionais estão sob maiores riscos de sofrerem avarias e atrasos. Com o agente de cargas, os termos, condições e prazos são estabelecidos previamente e os profissionais encarregados pela carga se preparam para  todas as etapas necessárias a fim de que os produtos cheguem ao destino em perfeito estado no menor tempo possível.

  1. Desembaraço aduaneiro

Através da modernização do comércio exterior no Brasil, a INNOVARE GESTÃO EM LOGISTICA ADUANEIRA LTDA, está interligada a receita federal do Brasil e a todos os órgãos governamentais e não governamentais atuantes no comércio exterior, por isso oferece acompanhamento passo a passo aos processos de desembaraço aduaneiro em diversas praças no território brasileiro, prontos para importação e exportação:

► Liberação de cargas no Brasil e no exterior;

► Liberação de cargas em drawback;

► Credenciamentos e registros em órgãos governamentais;( Anvisa; Inmetro, Decex, Mapa, Polícia Federal, Exército etc.);

► Classificação de mercadorias;

► Classificação do serviço de acordo com a NBS – nomenclatura brasileira de serviços;

► Pesquisas de legislação;

► Emissão de licenças necessárias para liberação de mercadorias (exportação e importação).

  1. A busca por visibilidade de dados deve continuar

A visibilidade dentro da cadeia de suprimentos leva a uma nova forma de gerenciamento mais precisa e inteligente. Uma vez que seus benefícios sejam experimentados, os gerentes procuraram expandir ainda mais sua capacidade de capturar dados de todos os domínios possíveis. Um software que permite o rastreamento e a integração de vários sistemas, inclusive de parceiros, tem potencial para reduzir erros, agilizar processos e aumentar a satisfação do cliente. Portanto, investir na clareza de dados de ponta a ponta pode ser a próxima fase.

  1. Grandes players continuarão dando passos largos nas tecnologias avançadas

Mesmo antes da pandemia, empresas líderes de mercado já apostaram nas tecnologias da Indústria 4.0. Enquanto as pequenas e médias empresas ainda estão na maratona para digitalizar seus processos de supply chain, as grandes empresas continuam testando inovações.

Para a logística em 2023, devem ir ainda mais longe, utilizando soluções como inteligência artificial, robótica, drones, etc.

  1. Segurança cibernética ainda estará em alta
Com o crescimento das compras online, cresce também o número de golpes em lojas virtuais e roubo de dados de empresas e clientes. Portanto, aqueles que não buscam proteção nesse sentido devem estar preparados para evitar esse risco. Um maior foco na segurança cibernética também se destaca entre as tendências logísticas digital até 2023. É essencial e urgente que as empresas invistam em infraestrutura de segurança digital para protegê-las de possíveis ataques. Um exemplo desses golpes é o roubo de dados confidenciais de clientes.
  1. Investimentos em uma última milha mais eficiente

As compras em domicílio só cresceram nos últimos anos. Pensando nisso, a busca por melhorar a eficiência da entrega last mile com menor custo e maior flexibilidade, sem abrir mão da qualidade, não pode parar. Soluções como drones, carros autônomos, bicicletas e outras formas de transporte mais sustentáveis ​​provavelmente continuarão sendo testadas no próximo ano.

Certamente podemos falar de muitas outras tendências logísticas em 2023, como o aumento da automação, inteligência artificial, blockchain, mais aplicações da nuvem e uso de transporte mais sustentável. Com elas, os desafios que a logística tem experienciado precisam ser superados, como o aumento dos custos de frete, entrega cada vez mais rápida e desafios de mão de obra e mão de obra.

Apesar desses desafios, acreditamos que a tecnologia será uma importante aliada para superá-los.

Atenção: as tendências logísticas digitais para 2023 impactam nas profissões da área

Os profissionais que atuam na área de logística precisam estar muito atentos a essas tendências. E não apenas isso: os e-Commerces precisam garantir que seus parceiros escolhidos estejam atualizados. Forte capacidade de adaptação, desenvolvimento de pensamento inovador, etc. são necessários para trabalhar no mercado logístico atual e futuro. O cerco está se aproximando daqueles que pensam que continuar fazendo as coisas da maneira tradicional é suficiente.

Se, por um lado, aumentou o acesso à tecnologia, por outro, aumentaram também as responsabilidades decorrentes. O mercado espera operações logísticas cada vez mais flexíveis, eficientes e sustentáveis.

A Innovare está totalmente alinhada com as tendência logísticas digitais em 2023. Nossas soluções reúnem as mais recentes tecnologias para adequar seu negócio às novas tendências, otimizar todas as etapas da cadeia logística e trazer para sua empresa a eficiência que ela precisa. Entre em contato.

×