O que é logística integrada?

Em termos simples, a logística integrada envolve a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Para que a empresa obtenha uma gestão eficaz, integral e eficiente. Um dos principais alicerces da logística integrada são as ferramentas tecnológicas.

Por meio deles, as empresas podem acompanhar etapas, mensurar resultados e analisar informações para tomar decisões estratégicas. Esse gerenciamento é possível devido à capacidade das ferramentas de coletar, organizar, analisar e armazenar dados.

Vale lembrar como o gerenciamento de dados é importante no mundo dos negócios de hoje. Dessa forma, é possível entender, por exemplo, o comportamento do consumidor. Como resultado, as empresas podem inovar ou melhorar os serviços de entrega.

Não há dúvida de que a logística integrada pode não apenas melhorar a eficiência, mas também remodelar a demanda.

Quais são as vantagens de uma logística integrada?

  • Aumentar a lucratividade

Por meio de tecnologias como softwares de gestão, a Logística Integrada implementa ações estratégicas que aumentam os lucros da empresa. Por exemplo, os gerentes podem planejar despesas e definir as melhores práticas para cadeias de suprimentos.

Dessa forma, é possível encontrar soluções sustentáveis, econômicas e de alta qualidade. Quando isso acontece, o retorno sobre o investimento (ROI) da empresa aumenta, impactando positivamente os orçamentos internos.

Os resultados do equilíbrio do fluxo de caixa são rapidamente refletidos na melhoria dos métodos de produção.

Os clientes então começam a se sentir satisfeitos com o produto e se reconectam com a empresa. Além disso, esses consumidores passaram a indicar a marca para amigos próximos e contatos nas redes sociais. Portanto, em um curto período de tempo, a taxa de conversão do negócio aumentará e o lucro também aumentará.

  • Satisfação do empregado

Quando os profissionais estão satisfeitos com seu trabalho, a produtividade interna aumenta. Conforme mencionado no tópico anterior, a logística integrada utiliza tecnologia que facilita o trabalho dos profissionais internos. O resultado disso é um aumento na felicidade da equipe. Como nós sabemos?

Atualmente, as empresas estão investindo fortemente em um conceito chamado Employee Experience, que visa proporcionar às equipes o melhor ambiente de trabalho possível. Uma das práticas desse conceito é a implantação de tecnologias que otimizam os requisitos internos.

Dessa forma, os colaboradores ganham autonomia e liberdade para se dedicar a outras atividades importantes em suas funções. Liberdade e autonomia fazem parte da felicidade, de acordo com o estudo “Secrets of the Happiest Companies and Employees” da Robert Half & Company.

  • Reduzir falha

Nas cadeias de suprimentos, a falta de logística integrada pode levar a falhas no transporte, armazenamento ou distribuição. Se isso acontecer com frequência, os prejuízos financeiros aparecerão no orçamento interno. Por outro lado, a logística integrada:

  • Reconhecer falhas existentes e indicar ações corretivas;
  • Prevê riscos e ajuda a desenvolver medidas preventivas;
  • Auxiliar no desenvolvimento de planos de contingência para situações inesperadas.
  • Fortalecer a competitividade

As empresas que praticam a logística integrada buscam construir cadeias de suprimentos eficientes e produtivas. Pensando nisso, a marca se consolidou nos mercados em que atua e se posicionou como referência entre seus concorrentes. O resultado é o aumento da base de clientes e admiradores do negócio.

Além disso, as ações da empresa subiram nos mercados financeiros, resultando em um bom negócio com os investidores. Outro impacto positivo está na valorização

Quais são as principais áreas? 

  • Gestão de materiais

Este departamento é responsável pela gestão de compras, fluxo de matérias-primas e insumos. Além disso, esta área é responsável pela negociação com fornecedores, gestão de transporte, armazenamento de materiais e controle de estoque. Portanto, este departamento de logística integrada gerencia as etapas importantes da cadeia de suprimentos.

  • Movimentação de materiais

Outra área importante da logística integrada é o manuseio de materiais. Este departamento é responsável pelo abastecimento eficiente de produtos e insumos para a linha de produção. Como resultado, a empresa reduziu as avarias, minimiza o desperdício e otimiza as operações internas. 

  • Distribuição 

A fase de distribuição é responsável pelo trajeto entre a empresa e o consumidor final. Essa área da logística integrada tem influência nos resultados da organização, pois lida com clientes que podem ficar satisfeitos ou decepcionados com os serviços prestados. Para que o setor de distribuição alcance o todo o seu potencial, é preciso:

  • Garantir a qualidade e agilidade das entregas;
  • Reduzir custos de operação;
  • Encantar os consumidores;
  • Automatizar processos.

Como funciona?

A operação de logística integrada é baseada na implantação de sistemas capazes de gerenciar todo o processo logístico de uma empresa. Além disso, os gestores devem ser responsabilizados pelas atividades que constituem essa implementação e a integração das diversas etapas da logística não só será incorporada à empresa, como se tornará uma sólida política interna. 

O sistema integrado de importação e exportação atua em conjunto com a gestão de um único despachante aduaneiro em todas as etapas estratégicas do planejamento da cadeia logística no processo porta a porta. Essa forma de gestão confere dinamismo ao processo, pois permite a coleta e análise de informações em tempo real, o que possibilita organizar e integrar com eficiência todas as ações no decorrer do processo operacional

De um modo geral, logística internacional e logística doméstica têm o mesmo lugar. O objetivo de ambos é oferecer um atendimento mais otimizado, entrega mais rápida e segura e produtos de alta qualidade com o menor custo possível. No entanto, a logística internacional pode enfrentar alguns obstáculos como a distância do país de origem ao destino, legislação, idioma, meios de transporte disponíveis e diferenças culturais são fatores que devem ser considerados e analisados ​​com muito cuidado.

Devido às complexidades envolvidas em uma logística eficiente, as empresas precisam do apoio de tecnologia de alta performance. Dessa forma, os gestores podem atualizar o painel em tempo real, mostrando o andamento dos serviços logísticos. Como resultado, decisões podem ser tomadas rapidamente ou recomendações para melhorar os requisitos da cadeia de suprimentos podem ser feitas.
A Innovare é uma empresa de logística integrada, especializada em prestar serviços logísticos de comércio exterior, além de desembaraço aduaneiro, transporte, consultoria e coleta, que atua em dois segmentos: carga comum (mercadorias que não excedam pesos e medidas) e carga especial (em que todas excedem os pesos e medidas). Quer conseguir os melhores fretes? Então entre em contato conosco!

×