Enquanto a logística se preocupa com a movimentação de mercadorias, gestão de estoques e acesso aos insumos de produção, a cadeia de suprimentos é mais abrangente. Este conceito exige uma visão estratégica global de todos os processos logísticos desde a fabricação do produto até a entrega ao cliente final. Saiba mais detalhes sobre a importância do conceito de Supply Chain e como gerenciá-lo em sua empresa.

O que é Supply Chain?

Basicamente, o conceito abrange todos os processos envolvidos no manuseio da jornada de um produto – desde a obtenção da matéria-prima para a fabricação, por exemplo, até a chegada à prateleira do supermercado. Portanto, os serviços de gestão da cadeia de suprimentos são complexos e, além das capacidades de infraestrutura e suporte, envolvem a gestão do transporte, armazenamento, conversão, gestão, negociação com clientes e distribuição de produtos específicos de uma empresa para operar de forma eficiente. Para que tudo funcione corretamente, é necessário criar sinergias entre empresas e parceiros.

Qual é a sua importância? 

O gerenciamento de Supply Chain, ou cadeia de suprimentos, trata do gerenciamento de todos os processos e fluxos de informações envolvidos nesse serviço. Isso significa que esse tipo de planejamento é baseado em uma perspectiva de todo o processo. É necessário obter visibilidade geral e como cada etapa se relaciona entre si, portanto, deve haver um controle rígido sobre tudo, desde o processo do fornecedor até a entrega de bens e serviços aos consumidores.

Qual é a diferença entre logística e cadeia de suprimentos?

Muitas vezes, esses termos são usados como sinônimos, até mesmo por profissionais da área. Contudo, é importante estabelecer uma distinção clara entre os dois. A cadeia de suprimentos é responsável pela gestão entre empresas como fabricantes e distribuidores, enquanto a logística é responsável pelos processos internos de uma empresa. Ou seja, é responsável pela aquisição, armazenamento e transporte dos produtos.

Ao mesmo tempo, o trabalho da cadeia de suprimentos está diretamente relacionado à visão estratégica do negócio. A equipe responsável por essa gestão é capaz de racionalizar e otimizar o fluxo de material (insumo ou produto final) e de informações entre a empresa e seus parceiros.

Como o Supply Chain pode ser aplicado?

A transição para um sistema integrado exige mudanças significativas de cultura, desenvolvimento de eventos e criação de procedimentos de trabalho para alcançar os resultados desejados. Para isso, são necessários não apenas departamentos ou profissionais específicos para gerenciar e monitorar as atividades internas, mas também as atividades externas (parceiros de negócios). O desenvolvimento de uma equipe focada em atender os clientes e suas necessidades também faz parte dessa fase. Esses colaboradores tornam-se facilitadores da conexão entre clientes e fornecedores, identificando solicitações e problemas e encontrando as soluções adequadas. Dessa forma, é de suma importância a criação de uma cultura de comunicação, principalmente apoiada por meios digitais. 

Quais os benefícios do Supply Chain? 

  1. redução do estoque 

É responsabilidade do fornecedor gerenciar a quantidade de cada item armazenado e programar seu fornecimento conforme necessário. Isso é possível por meio do compartilhamento de informações e do controle regular sobre o consumo de itens.

  1. menos fornecedores

Quanto mais centralizados forem os atores da cadeia de suprimentos, mais recursos serão necessários para gerenciá-la. Portanto, limitar os fornecedores cadastrados ajuda a controlar a atividade.

  1. garantia de qualidade de produtos e serviços

Uma boa gestão da cadeia de suprimentos ajuda a garantir maior eficiência e níveis mais altos de qualidade, principalmente ao determinar os requisitos mínimos para uma empresa se tornar parceira.

  1. resolução rápida e eficiente dos problemas

Com a gestão integrada, é possível traçar um fluxograma, traçando um mapa de risco operacional para todos os participantes. 

  1. redução de custos operacionais

As partes interessadas começam a interagir como um grupo e não como uma empresa isolada. Menos fornecedores, um estoque menor e um bom plano traçado garantem a redução dos custos operacionais. Todo o grupo pode ser fortalecido por meio de integração eficiente e melhoria de processos.

Gostou? Nós, da Innovare, trazemos semanalmente conteúdos no universo da Logística para que você entenda melhor as suas necessidades e possa fazer a sua empresa crescer. Trabalhamos com Desembaraço Aduaneiro, Logística internacional, Seguro de cargas e Estocagem, além de consultoria e prospecção de mercados. Entre em contato.

×