O que é a logística reversa? 

A logística reversa é todo o processo, além dos meios, para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo à empresa responsável pela sua produção, a fim de reaproveitar o material ou descartá-lo no lugar correto, o que torna a logística reversa a peça chave para a sustentabilidade.

Como funciona?

É possível separar a logística reversa em dois tipos: de pós-venda e de pós-consumo. A primeira se refere ao encaminhamento de produtos com pouco ou nenhum desgaste (causado pelo uso). É o caso, por exemplo, da devolução por defeitos no item.  Para tanto, a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas dentro de sua estratégia de organização. Nesses casos, é possível realizar alguma melhoria no produto para voltar a comercializá-lo. 

Já no segundo caso, o produto foi de fato usado e descartado pelo consumidor e, seja qual for o motivo, não é mais considerado útil para uso primário. Da mesma forma que na pós-venda, a própria empresa precisa fornecer e controlar o fluxo do recolhimento e encaminhamento dos itens. Aqui, o destino do produto pode ser a reciclagem, a reutilização ou o desmanche para descarte adequado. 

Qual é a sua importância?

O ritmo de produção e consumo que o ser humano tem estabelecido nas últimas décadas tem afetado cada vez mais o meio ambiente. Por exemplo, itens descartados incorretamente podem atrair vetores de doenças e podem contaminar a água e o solo. Por isso, fazem-se necessárias medidas que protejam a natureza. Reforçada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010), a logística reversa é uma peça chave no que tange à sustentabilidade. Quando reciclados ou descartados corretamente, os resíduos de vendas e de consumo não atingem tanto o meio ambiente e, por consequência, a humanidade. 

Quem deve fazer a logística reversa? Quais são os seus benefícios?

Confira os setores que devem, obrigatoriamente, segundo a Lei n°12.305, de agosto de 2010, implantar uma política de logística reversa: 

  • Agrotóxicos 
  • Baterias e pilhas
  • Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens
  • Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes

Mesmo não sendo de nenhuma dessas áreas, é recomendável o uso da logística reversa. Além de tornar a sua empresa mais sustentável, a logística reversa possui diversos benefícios para você e para o meio ambiente. Dentre eles, é possível citar: 

  • Geração de recursos sustentáveis, ou seja, diminui a necessidade de mais matéria-prima e previne o seu descarte inadequado, o que também aumenta a eficiência na produção e melhora todos os processos, além de barateá-los. 
  • Geração de renda, uma vez que realizar uma logística reversa implica na necessidade de mais funcionários 
  • Serve como incentivo e palco para a reciclagem: quem faz logística reversa é exemplo em sustentabilidade no mercado. Inclusive, a demanda por produtos que danifiquem o mínimo possível a natureza tem crescido cada vez mais. A imagem da empresa que se preocupa com o meio ambiente é muito positiva, além da possibilidade de aumento de vendas.
  • Melhora a qualidade de vida dos cidadãos, graças a um meio ambiente mais saudável. 

Como podemos te ajudar?

Sabemos o quanto a sustentabilidade é a chave do futuro e, por isso, nós, da Innovare, podemos te ajudar em algumas etapas da sua logística reserva, como fornecedora dos transportes para recolhimento e distribuição dos produtos, além do seu armazenamento. 

Precisa implantar uma política de logística reversa? Conte com a gente, entre em contato!

×