O que é a consolidação de cargas?

O transporte aéreo é, sem dúvidas, a forma mais eficiente de deslocar produtos entre fronteiras. Apesar de seus vários pontos positivos, ainda há como expandi-los, principalmente ao reduzir alguns dos seus custos, já que se trata de um modal muito dispendioso. Assim, a consolidação de cargas existe como uma ótima forma para baratear o transporte internacional aéreo.  Ela consiste em agrupar cargas de um ou vários usuários diferentes, mas que tenham um só destino, a fim de dividir o frete. Quanto maior o volume de cargas consolidadas, menor é o valor do frete e maior é a eficiência na logística do transporte. 

Entretanto, a consolidação de cargas implica mais documentos. Para gerenciar e coordenar todas as etapas do transporte aéreo internacional, existem as empresas de logística, tais quais a Innovare. Nelas, encontram-se agentes renomados e devidamente credenciados com grande acesso às cias aéreas. Os agentes de carga são responsáveis por cuidar minuciosamente de todas as etapas do processo de exportação e importação, tendo atenção especial quando ocorrem cargas consolidadas. Eles também existem para  desenvolver soluções personalizadas para cada empresa fornecedora e cada empresa fornecida, de modo que estão sempre atualizados quanto aos melhores voos, empresas, rotas, frete. Além disso, os agentes de carga são capazes de conseguir descontos com a consolidação de cargas no transporte aéreo internacional.

Como o processo funciona?

Em geral, os embarques não são negociados pelos exportadores diretamente com as empresas aéreas, exceto quando se tratam de grandes quantidades. Muitas empresas utilizam de cargas consolidadas para receber descontos no frete, portanto, as empresas fornecedoras contratam agentes de carga, os quais auxiliam na documentação, contratação de agências de handling e transporte no destino final e na supervisão do carregamento. Os produtos passam pela alfândega e vão até o seu destino a partir da empresa de aviação selecionada. Dali, agências de handling previamente contratadas descarregam o avião e comprovam o destinatário na documentação. Aqui, as cargas de diferentes usuários, antes consolidadas, são separadas. Após mais uma passagem pela alfândega, o recebimento finalmente acontece pelo modal de transporte mais adequado: ferroviário ou rodoviário, por exemplo.  

Quais as vantagens do transporte aéreo com consolidação de cargas?

Uma vez que se trata do método mais rápido e seguro, o transporte aéreo conserva o frescor e a integridade dos produtos, sendo  ideal para mercadorias perecíveis e de valor. Além disso, fala-se uma ampla cobertura de entrega: o transporte aéreo internacional  liga os cinco continentes com muito menos burocracia quando comparado a outros modais, como o marítimo. 

Todavia, essa maneira de deslocamento tem uma questão central: o seu custo. Devido ao valor do combustível, da manutenção, da infraestrutura imprescindível, além da limitação de carga, o transporte aéreo é o mais caro dentre os demais. Sendo assim, é a melhor escolha após a análise do seu custo-benefício Com a consolidação de cargas, porém, o frete diminui consideravelmente, de forma que os exportadores tendem a aderir mais ao transporte aéreo, já que sua eficiência é muito atrativa.

Gostou? Quer trazer sua carga com a gente?

Entre em contato com a gente!

×