Um termo que é bastante utilizado por profissionais da área de logística é estocagem, mas o que significa? Qual a sua importância? Vamos entender tudo isso a seguir.

O que é estocagem?

Estocagem é a conservação e guarda de materiais, que podem ser desde matérias primas até produtos acabados, em um lugar próprio para esse fim.

Ou seja, basicamente, é o processo se encontra entre o recebimento e a separação dos pedidos e contempla a formação, manutenção, organização e gestão do estoque dentro de um armazém ou depósito.

Qual a importância da estocagem?

A estocagem, quando bem executada assegura o atendimento eficaz dos pedidos, o cumprimento de processos just in time e impede a falta de um produto ou material. Por esses motivos podemos considerar que a estocagem é uma grande estratégia empresarial para fazer empresas prosperarem com a organização.

O que é armazenagem?

Você sabia que a estocagem faz parte do processo de armazenagem?  Agora, entenda mais sobre a armazenagem.

A armazenagem é o setor responsável por receber, conferir, estocar, separar, embalar e expedir os produtos de uma empresa, sendo a guarda do estoque uma parte importante do processo, mas não todo.

Para que todas as etapas do processo de armazenagem funcionem bem e para que esse processo seja eficaz é necessário manter uma estrutura física, operacional e tecnológica adequada, contando com um galpão ou depósito condizente com os itens armazenados, estruturas internas e maquinários necessários para a movimentação e alocação dos produtos, softwares de controle e gestão, equipamentos de automação, além de uma equipe qualificada para administrar e executar todas as atividades.

Qualquer estoque ou armazém deve ter uma estrutura que esteja adequada às estratégias do negócio, ao fluxo de materiais e aos controles necessários para diferentes produtos e ciclos operacionais existentes.

Nesse sentido, podemos destacar três pilares nessa estrutura ideal:

Armazenagem: como porta paletes, estantes de picking e sistemas automáticos, como transelevadores e carros satélites;

Movimentação: como empilhadeiras e transpaleteira manual ou automática;

Controle: o controle é mais uma etapa fundamental e pode ser executado por planilhas impressas ou digitais.

Qual a diferença entre estocagem e armazenagem?

A armazenagem tem como principal função armazenar os materiais e movimentá-los para percorrer os fluxos logísticos necessários para recepção, manutenção e entrega de produtos. Já a estocagem é o ato de formar estoque e mantê-lo armazenado em local e condições adequadas, enquanto não precisa ser movimentando. Por isso, a estocagem, como já dito anteriormente, faz parte do processo de armazenagem, que é muito mais amplo, dinâmico e envolve uma estrutura operacional maior.

Saiba Mais

Você sabia que a Innovare entende os processos de estocagem e armazenagem por completo e que podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato conosco e entenda mais sobre.

×