Exportação é a saída temporária ou definitiva de produtos, bens e serviços nacionais para outros países. E as exportações brasileiras só crescem a cada ano. As exportações brasileiras responderam positivamente contribuindo para a recuperação da economia onde 65% das exportações concentraram-se em cinco principais parceiros comerciais: China, União Europeia, Estados Unidos, Mercosul e Japão. Hoje o Brasil é a 13.ª maior economia global, mas ocupa a 25.ª posição entre os exportadores mundiais de bens.

As exportações possibilitam o aumento da escala de produção, a aquisição de conhecimento e o aproveitamento de ganhos com especialização em etapas das cadeias globais de valor.

A seguir falaremos um pouco mais sobre as exportações brasileiras.

Os principais países consumidores das exportações brasileiras

Os 10 principais países consumidores das exportações brasileiras são a China, Estados Unidos, Países Baixos, Argentina, Japão, Chile, México, Alemanha, Espanha e Coreia do Sul.

As exportações aumentam a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas, devido a necessidade de se reinventar para vender para as outras culturas dos outros países.

Os 10 principais produtos exportados pelo Brasil

O Brasil é o principal exportador de soja, petróleo, minério de ferro, celulose, milho, café e carnes bovina e de frango. Porém existem muitos outros produtos que o Brasil também exporta muito, vejam só:

1 – Soja

2 – Óleos brutos de petróleo

3 – Minério de ferro

4 – Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos

5 – Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada

6 – Celulose

7 – Carnes de aves e suas miudezas comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas

8 – Farelos de soja e outros alimentos para animais (excluídos cereais não moídos), farinhas de carnes e outros animais

9 – Produtos para a Indústria da Transformação

10 – Açúcares e melaços

Entretanto, o Brasil também vem perdendo relevância quando se avalia a produção industrial mundial, de acordo com dados da CNI, o valor adicionado do nosso país caiu um pouco em 2019.

A perda de exportações industriais é preocupante para o país. As vendas desse setor são as que mais beneficiam a economia brasileira pois possuem impacto positivo em empregos, salários e tributos.

Pelo segundo ano seguido, os embarques de bens industrializados no Brasil foram menores que os de bens básicos: 48% e 52%, respectivamente. Esse cenário ruim pode ser explicado pela falta de competitividade das empresas exportadoras brasileiras, que precisam superar diversos desafios para vender seus produtos no mercado internacional.

Burocracia, o sistema tributário atual, excesso de leis e tarifas, infraestrutura precária, demora na liberação de mercadorias e dificuldade de escoamento tornam o processo de exportação caro e lento e aumentam o preço dos produtos, reduzindo a competitividade brasileira no comércio internacional. O país precisa aumentar sua participação no mercado mundial. Para isso, é importante intensificar as negociações para a celebração de acordos comerciais e de investimento e ampliar os esforços para eliminar barreiras às exportações e investimentos brasileiros no exterior.

Saiba Mais:

Quer saber mais sobre como a Innovare pode te ajudar com as exportações da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais.

×