Quando falamos sobre comércio exterior as primeiras coisas que vem a nossa mente são importação e exportação, certo? Mas afinal, o que são e qual a diferença entre exportar e importar?

A seguir falaremos mais sobre exportação, importação e suas diferenças.

O que é Importação?

Importar um bem ou produto é quando um país compra mercadorias ou produtos que foram fabricados, cultivados ou extraídos de outro país.

Ao contrário do que se pensa, nenhum país consegue produzir tudo que é necessário para a sua população consumir e isso faz com que toda e qualquer economia precisa importar os seus produtos. Por isso dizemos que a Importação surgiu diante da necessidade de suprir a falta de matéria prima que existe no brasil que pode não dar conta da demanda necessária e essa situação pode ocorrer quando os recursos são caros ou difíceis de serem mantidos em cada pais.  

Uma das maiores vantagens de importar é não precisar de profissionais internos que produzem essas mesmas demandas e por isso é mais econômico importar do que formar um profissional capacitado para fazer tal atividade.

O que é Exportação?

Exportação é quando as empresas de dentro do país, empresas nacionais, vendem seus produtos ou serviços no exterior, países de fora.

Para empresas que querem entrar em um novo mercado, expandir, internacionalizar, uma das ações mais certas que essas empresas devem fazer é exportar os seus produtos. Mas, não é apenas esse o motivo que faz uma empresa exportar, algumas empresas também decidem exportar para atender uma demanda que existe no exterior.

Quando falamos sobre exportação, nos referimos à atividade de venda ou envio de bens e serviços de um determinado país para outro. Portanto, representa a saída de um item ou serviço nacional com destino a outro país.

As empresas perceberam que quando elas começaram a exportar elas ganharam um diferencial de qualidade e competência, pois precisaram adaptar os seus produtos aos padrões do mercado externo que necessita de alguns cuidados especiais para ser aceita no novo mercado e isso gerou um aumento de competitividade o que gera a melhoria da imagem da empresa no mundo inteiro.

E atualmente está mais fácil exportar e manter uma comunicação bacana pois, a tecnologia permite uma comunicação mais imediatas e com diferenciação regiões, assim, possibilitando que os negócios sejam efetuados com empresas de distantes países.

Tipos de Exportação:

  • Direta: exportação realizada pelo próprio produtor. Nessa modalidade o fornecedor precisa ter conhecimento de todo o processo de exportação, como a documentação necessária, o mercado, embalagens, transações e entre outros.
  • Indireta: exportação na qual a venda de produtos e serviços é realizada por empresas que os adquirem para exportá-los.
  • Consórcio de Exportação: É um sistema criado para viabilizar as exportações de micro, pequenas e médias empresas.

Quer saber mais sobre as modalidades e sub modalidades? Nos mande uma mensagem para se inscrever na nossa newsletter!

Saiba Mais:

 Como vimos acima, o comércio exterior contribui muito para a economia nacional.

Você sabia que a Innovare conta com profissionais que sabem todo o processo de exportação e importação? Nós realizamos exportações e importações de baixo, médio e grande porte com segurança e agilidade.

Quer saber mais sobre como importar e exportar com a Innovare? Entre em contato conosco e saiba mais.

×