
O Encontro Empresarial Brasil-México foi realizado na Cidade do México e se encerrou na quarta-feira (27). Promovido pelo governo brasileiro, o evento destacou a importância do multilateralismo, da cooperação econômica e da abertura de novas oportunidades comerciais.
O que foi o encontro empresarial Brasil-México?
A reunião contou com a presença de 350 empresários dos dois países, incluindo mais de 150 representantes brasileiros. O foco esteve em identificar novos caminhos para exportação, em um momento marcado pela relocalização de cadeias produtivas exportadoras para os Estados Unidos, especialmente nos setores siderúrgico e automotivo.
Os Interesses no Encontro Empresarial Brasil-México
Com uma base de acordos já firmados, os líderes defenderam avanços em direção a um acordo de livre comércio amplo, consolidando uma nova etapa nas relações bilaterais.
- Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, reforçou o interesse em estreitar os laços com o México, com cooperação em agricultura, ciência, defesa sanitária e combate à fome.
- Do lado mexicano, a agenda esteve alinhada também com a Missão Canadá, que enxerga Brasil, México e Canadá como parceiros estratégicos no comércio internacional.
Como foi o encontro?
Jorge Viana, Presidente da Apex Brasil, que organizou o evento com o Ministério das Relações Exteriores, disse ter sido um encontro produtivo com a discussão de temas relacionados aos acordos firmados entre as nações, como na agenda do etanol, que se produz a partir da cana de açúcar advinda das expertise do Brasil de 40 anos.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, falou da importância da parceria entre Brasil e México e a relação entre os setores privados para avançar na segurança alimentar.
Geraldo Alckmin, apontou um balanço da relação comercial entre os países como de aproximadamente US$ 14 bilhões, além da oportunidade de crescimento. Alckmin falou do interesse em fortalecer laços com o México, trabalhando desde melhorias na agricultura até o combate à fome.
Conclusão
O Encontro Empresarial Brasil-México reforça a busca por parcerias estratégicas e amplia a perspectiva de investimentos bilaterais em setores-chave. O fortalecimento dessas relações aponta para novas oportunidades de crescimento econômico, inovação e segurança alimentar para ambos os países.
Na hora de transformar oportunidades internacionais em negócios reais, contar com uma parceira especializada faz toda a diferença.
A Innovare COMEX é especialista em logística internacional integrada, oferecendo soluções completas em Desembaraço Aduaneiro, Agenciamento de Cargas, Transporte Rodoviário, Consultoria em Comércio Exterior e Prospecção de Mercados.
Se sua empresa deseja expandir no comércio internacional com segurança e eficiência, fale com a Innovare COMEX e descubra como podemos apoiar sua jornada rumo a novos mercados.