Quando falamos sobre exportação e importação, imaginamos um processo extremamente burocrático, difícil, e, principalmente, arriscado. É bastante papelada e a conjuntura internacional muda a todo momento, podendo causar contratempos que põe os negócios em perigo. Mas quando contamos com empresas que conhecem a área e podem facilitar o processo como a Innovare, tudo fica bem simples.

Sabemos que muitas dúvidas surgem no decorrer do caminho então hoje nós vamos te esclarecer 5 mitos sobre o comércio exterior.

Comércio Exterior é para grandes empresas

Essa é uma das maiores MENTIRAS que um empreendedor pode ouvir. Quando falamos sobre exportação o que vem a nossa mente são grandes navios com grandes containers e muitas mercadorias, mas na verdade o tipo de exportação que mais se realiza, são as pequenas exportações, pequenas quantidades de mercadoria.

E vale lembrar que para fazer operações no exterior é necessário fazer os registros exigidos no Radar e no Siscomex. Se a empresa não tiver recursos ou equipe para atuar nesse setor, pode terceirizar todo o processo com uma trading ou contratar uma assessoria especializada em comércio exterior que pode fazer o networking com fornecedores, a parte logística e cuidar de toda a documentação para seu cliente.

O comércio internacional é complicado

É logico que para começar a vender no exterior, é interessante que a sua empresa seja consolidada, tenha produtos consolidados e atrativos para o comércio interno, e tenha um público fiel aqui no Brasil.

Dar entrada no comércio exterior é um grande passo, por isso requer muita organização da empresa, inclusive, para estar sempre atento (a) aos documentos necessários. Existem manuais da própria Receita Federal que organizam o que vai ser necessário no processo burocrático de elaboração da DU-E, como é o caso daqueles que estão no Portal Siscomex. Porém, compreender as particularidades burocráticas do país de destino da exportação pode ser mais complicado e é aí que entra o papel de uma empresa como a Innovare que realiza consultoria comercial.

A exportação tem muitos riscos

No comércio exterior é possível perceber a quantidade gigantesca de trocas comerciais e o número de empresas envolvidas. Pode parecer que qualquer produto enfrentaria concorrência, e, principalmente, concorrência de países bem consolidados.

Pensando nisso podemos definir que tudo depende do ramo que se deseja entrar em diferentes países e achar um mercado saudável ao seu produto. Uma possibilidade de conhecer melhor o mercado é através do Setor de Promoção Comercial (SECOM) das embaixadas brasileiras. Presente em praticamente todos países, ele auxilia os exportadores brasileiros de forma gratuita, dando dados, informações e dicas. Desse modo, caso seja um país atrativo para a troca comercial, consegue-se entrar nesse mercado da melhor maneira possível.

Além do mais, nós da Innovare conhecemos o mercado exterior e estamos prontos para te ajudar a encontrar um mercado saudável para o seu produto.

Importar não compensa

Existem uma grande variedade de produtos que a sua empresa pode importar, se os outros importam, por que sua empresa não pode? Seja uma operação B2B ou B2C o custo da importação pode ser bem atraente, mesmo não embarcando um contêiner cheio.

O comércio exterior reduz os empregos no Brasil

Hoje o mercado é global e as mercadorias estão circulando rapidamente entre os cinco continentes. A exploração de novos mercados é uma grande oportunidade para aumentar o volume de negócios, crescer economicamente e gerar postos de trabalho e renda.

Saiba Mais

Esses mitos podem estar impedindo milhares de empresas de prospectar novas oportunidades e crescer. Então não perca tempo, entre em contato conosco! Nós da Innovare estamos prontos para ajudar a sua empresa a alcançar lugares mais altos.

×